O vidro e a evolução dos meios de comunicação

Touch screen: revolução em um toque


A história não consegue precisar quem foram os responsáveis pela criação do vidro. Conta a lenda, que a sua descoberta ocorreu quando alguns mercadores fenícios fizeram uma fogueira sobre areia, ossos e salitre. Esses materiais, sob a ação do calor do fogo, originou um líquido transparente, que se solidificava rapidamente. Há indícios de que outros povos também desenvolveram técnicas de produção do vidro, como os egípcios.

Por muitos anos, o vidro foi produzido artesanalmente e até hoje, em algumas regiões do mundo, preserva-se essa arte milenar. Na idade média, era objeto de luxo e altamente rentável. Incorporados ao nosso dia a dia, quase não percebemos que a todo momento fazemos manuseio de objetos produzidos em vidro: espelhos, copos, portas, janelas. Thomas Edson, revolucionou o mundo ao criar a lâmpada, que entre outros materiais, usou o vidro.

Provavelmente nas conversas que você tem com seus amigos sobre tecnologia, o assunto vidro não faça parte. No máximo, os comentários que surgem são referentes à tela de seu celular, TV, tablet ou outro aparelho semelhante. Mesmo assim, creio eu, que nestes casos as discussões sobre o termo têm um significado mais amplo, que incluem a questão da qualidade da imagem, a espessura, o tipo, entre outros. Resumindo, o produto vidro não está entre os termos que utilizamos relacionados ao assunto tecnologia. Se você participasse de uma pesquisa nos moldes Top of Mind e fosse indagado sobre um produto importante de sua vida diária, seria bem provável que não respondesse vidro.

Apesar do pouco valor que damos para esse material, podemos considerar que ele é um revolucionário, participante ativo da evolução dos meios de comunicação. A partir da invenção da televisão, ele esteve cada vez mais presente nos aparelhos: computadores, celulares , tablets, entre outros.

E agora, ele se prepara para ser mais uma vez o destaque da evolução dos meios que utilizamos para nos comunicar. A empresa Corning, com mais de 160 anos e líder mundial na fabricação de cerâmicas e vidros especiais, preparou alguns vídeos que mostram como esse material mudará a maneira como veremos e interagiremos com o mundo. A série se chama: A Da Made of Glass!

O mais incrível disso tudo? É que boa parte do que está sendo contado já está acontecendo!

Siga o meu perfil no Twitter:  









Veja abaixo, no infográfico, como funciona um celular touch screen:

Infográfico: como funciona um celular touch screen

Fonte.

This entry was posted on domingo, 24 de junho de 2012 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “O vidro e a evolução dos meios de comunicação”

J Guimarães disse...

O vidro passou a ser tão barato, que há terapias de quebrar vidros para se livrar do estresse.
Passou a época das garrafas de vidro também, que deram lugar ao PET. Mas, com certeza as garrafas de vidro voltarão, por causa da indústria de reciclagem. O vidro é lavável e reutilizável.
E as seringas de vidro, que as enfermeiras davam injeções! Teve muita utilidade,além de servir de janelas e portas de edifícios modernos.